Perguntas mais frequentes na gama de lenha


O que é a dupla combustão?

A dupla combustão é um sistema que existe em alguns modelos, em que se reaproveita numa segunda combustão o monóxido de carbono que ainda se encontra nos fumos da primeira combustão. Este método, além de aproveitar ao máximo o poder calorífico da lenha sem aumentar o seu consumo, permite reduzir ao mínimo as emissões contaminantes.

O que é o sistema vidro limpo?

Le système du verre propre est une méthode par lequel l'appareil crée un écran d'air froid entre le verre de la cheminée/poêle et le feu, ce qui empêche la fumée chaude d’être directement en contact avec le verre et se sale.

O que é o sistema vidro limpo?

O sistema vidro limpo é um sistema em que o equipamento tem um dispositivo que cria uma cortina de ar frio entre o vidro do equipamento e o fogo, que impede que o fumo quente esteja em contacto directo com o vidro e se suje demasiado.

Tenho uma lareira de fogo aberto em alvenaria. Posso fechá-la de alguma maneira?

Sim. Pode adaptar um inserível ás medidas da boca da lareira existente. Também pode fechar a lareira aberta com umas portas feitas à medida da boca.

O que aquece mais? Fundição ou chapa de aço?

O material usado no fabrico do equipamento, não determina que o mesmo aqueça mais ou menos. A quantidade de calor tem que ver directamente com a potência (kW) com que está o modelo certificado. Naturalmente, os modelos fabricados em fundição demoram mais tempo a aquecer, mas mantêm o calor durante mais tempo. Os modelos de chapa de aço, demoram menos tempo a aquecer, mas não mantêm o calor durante tanto tempo.

O meu equipamento deita fumo e tira mal. Qual pode ser a causa?

Em primeiro lugar, verifique que a conduta de fumos é a correcta e está desimpedida e limpa. Algumas vezes, o pouco uso do equipamento, faz com que a conduta fique obstruída, e impeça a saída dos fumos. Verifique também que a habitação onde está colocado o equipamento, tem una ventilação adequada, que facilita a saída do fumo. Se o problema persistir, contacte a pessoa que realizou a instalação.

O meu equipamento produz um líquido negro com muito mau odor

Este é um sinal que existem problemas de condensação. A condensação é um fenómeno que surge quando a conduta de fumos é instalada pelo exterior da casa, e a conduta não está devidamente isolada, seja com tubos de parede dupla, ou então com tubos simples revestidos por alvenaria. Por essa razão, o fumo ao passar de uma alta temperatura para uma baixa temperatura muito rapidamente, vai condensar e vai produzir esse líquido. Se esse é o seu caso, consulte o seu instalador, porque provavelmente este liquido está a depositar-se à volta da saída de fumos e esteja a obstrui-la, havendo a possibilidade de existirem problemas na saída de fumos no futuro, inclusive levar a que esses mesmos condensados ardam durante o funcionamento.

Os ventiladores do meu equipamento continuam a funcionar mesmo que esteja desligado

Os modelos que vêm equipados com sistema de ventilação, tem um sistema de segurança que, mesmo que o interruptor esteja desligado, quando o equipamento atinge determinada temperatura, os ventiladores accionam. Isto impede que, devido às altas temperaturas que pode o equipamento alcançar, não se produza nenhum tipo de dano na cablagem ou no sistema eléctrico. Por essa razão é imperativo que os equipamentos dotados de sistema de ventilação, estejam permanentemente conectados à electricidade, quando o equipamento estiver em funcionamento.

O vidro do meu equipamento fica negro rapidamente. Como posso evitar isso?

Existem muitos factores que fazem com que o vidro se suje, mesmo que o equipamento possua sistema de vidro limpo. A utilização de lenha de boa qualidade e que não ultrapasse os 20% de humidade, faz com que o vidro não se suje tão facilmente. Uma boa tiragem de fumos na conduta, também evita que o fumo se acumule demasiadamente na câmara de combustão, e suje o vidro precocemente.

Acabo de acender o meu equipamento e existe um cheiro a tintas.

É normal que exista cheiro a tinta nos primeiros acendimentos. É por essa razão, tal como é explicado no manual de instruções, que é recomendável que durante os primeiros acendimentos seja ventilado local onde está aplicado o equipamento para evitar qualquer tipo de intoxicação por inalação.

Qual é a forma correcta de armazenar a lenha?

A lenha deve ser cortada e armazenada pelo menos durante 2 anos num local coberto e ventilado para que seque devidamente. A humidade da lenha no deve ser superior a 20% para se conseguir uma boa potencia calorífica, muito menos fumo, menos produção de fuligem entre outras coisas.

Qual é a lenha de melhor qualidade?

A lenha de freixo é a que tem a melhor qualidade. A lenha de carvalho, ulmeiro, bétula e faia, também são de boa qualidade. A lenha de salgueiro e abeto são de uma qualidade apenas suficiente, enquanto que a de pinho e choupo são de má qualidade.

Qual é a manutenção que tem um equipamento a lenha?

A manutenção de um equipamento a lenha traduz-se na limpeza da conduta de fumos. Uma boa saída de fumos, livre de obstáculos e de fuligem que dificultem a evacuação dos fumos, é fundamental para o correcto funcionamento do equipamento. Também se deve limpar profundamente o interior do equipamento e pintá-lo com tinta de alta temperatura se desejar.