Perguntas mais frequentes na gama a pellets


O que é o pellet?

O pellet é um combustível granulado à base de madeira, que é fabricado através da prensagem de serradura proveniente dos desperdícios de floresta, carpintarias, etc. O pellet é fornecido em cómodos sacos de 15 kg ou em depósitos maiores, o que faz com que seja um combustível limpo, fácil de manejar e de armazenar.

Necessito de uma saída de fumos?

Sim, é necessária uma saída de fumos de 8 cm de diâmetro. Na verdade, só é visível algum fumo durante cerca de um minuto, durante o acendimento. Após esse periodo, só são evacuados gases imperceptíveis visualmente.

O meu equipamento a pellet deu um código de alarme. Que devo fazer?

Fale com o instalador do seu equipamento. Os instaladores e os distribuidores dos nossos produtos são formados tecnicamente por Bronpi para prestar este serviço ao utilizador.

Como posso programar o meu equipamento a pellet para que acenda e apague por si?

O equipamento possui três modos de programação: diária, semanal e só fim-de-semana. Dependendo do que escolhermos podemos programar o equipamento a pellet para que se acenda e apague por si entre 2 a 4 vezes por dia. No dia da montagem, o instalador irá explicar o modo de programação e de funcionamento. No entanto, poderá também verificar isso no manual de instrução que acompanha o equipamento.

Possuo uma caldeira a gasóleo/gás e quero trocá-la por uma caldeira a pellet.

A maioria das instalações de caldeiras a gasóleo/gás permitem a aplicação de uma caldeira a pellet. O instalador mais próximo, está habilitado para o aconselhar sobre a instalação e o modelo mais adequado.

Qual é a maneira mais correcta de armazenar o pellet?

O pellet deverá ser sempre armazenado num local ventilado, fresco e seco. Evite armazenar o pellet em locais com humidade, porque os pellets a absorvem. A humidade faz com que o pellet se desagregue e forme blocos compactos que podem bloquear o equipamento. Por outro lado, os pellets com um nível considerável de humidade produzem fumo demasiado.

Qual é o pellet de melhor qualidade?

Um pellet de boa qualidade deve estar certificado com a norma DIN PLUS o EN PLUS, que são as duas certificações que distinguem os pellets de boa qualidade. Normalmente, o pellet deve estar livre de restos de pintura, colas e de outros materiais que não sejam madeira. Além disso deverá estar muito bem prensado para obter uma maior potência calorífica. Poderá ser verificada a qualidade do prensado do pellet por colocar alguns pellets num copo com água. Se o pellet fica á superfície é porque tem ar no seu interior, não estando devidamente prensado. Se afunda na água é porque o nível de prensado é óptimo.

Que manutenção necessita uma equipamento a pellet?

A manutenção de um equipamento a pellet traduz-se na limpeza da cinza do queimador antes de cada acendimento, fazendo com que a quantidade de fumo produzido no acendimento seja reduzido. Além disso, mensalmente, deverão ser movimentados os acessórios de limpeza presentes no equipamento para evitar que se acumule cinza em excesso no interior do equipamento.